SPO o que fazemos

Serviços de Orientação e Psicologia

do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

O que fazemos

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura de apoio educativo cuja ação se orienta na avaliação e intervenção de questões que se relacionam com o bem-estar e desenvolvimento integral de todos os alunos e de toda a comunidade educativa, desenvolvendo a sua atividade em 3 domínios:

– apoio psicológico e psicopedagógico – intervenção que recorre a um conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno ao longo do seu percurso escolar. Engloba a intervenção direta com os alunos, mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com os professores na organização de respostas educativas diferenciadas e de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.

– apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – conjunto de atividades que visa mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidades com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas. O objetivo final deste domínio é gerar ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis, que suportem o bem-estar de toda a comunidade educativa.

– orientação escolar e profissional – conjunto de atividades que visam capacitar os alunos, ao longo do seu percurso escolar, a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas e utilizadas.

Como funcionamos

O SPO encontra-se sediado na Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira e na Escola Secundária João da Silva Correia. A sua atuação abrange todas as escolas JI/EB1 do agrupamento.

Alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente podem contactar o SPO, preferencialmente através do diretor de turma, mas também de forma direta, por telefone ou por e-mail.

O trabalho efetuado obedece a um plano de atividades anual, elaborado no início de cada ano letivo e ajustado ao longo do ano.

Quem somos

A equipa técnica é constituída por duas psicólogas permanentes:

Paula Vasconcelos: paulavasconcelos@aejsc.pt na Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira – temporariamente indisponível.

Cláudia Gandra: claudiagandra@aejsc.pt sediada na Escola Secundária João da Silva Correia.