EB 1/JI Casaldelo

A Nossa Escola

O Jardim de Infância e a Escola de 1º ciclo situam-se no lugar de Casaldelo.
É um local com características muito próprias em que a cidade e o campo se envolvem resultando por vezes um cenário único.

Nas largas avenidas circulam veículos modernos que se cruzam com raras carroças puxadas por animais, tratores e carros de mão com lenha. Muitos avós cultivam os seus campos, tratam dos seus animais e ainda têm tempo para vir dar um bom dia aos netos que brincam na escola que um dia também foi deles. Existem muitas quintas, casas senhoriais e modernas, grandes muros, imponentes portões e majestosas árvores que transmitem um ar sereno e seguro, contrastando com o rodopio apressado da entrega das crianças na escola.

O Jardim de Infância e 1º ciclo funcionam em edifícios independentes, com entradas também independentes. Os recreios comunicam entre si através de um portão que dá acesso ao recreio, biblioteca e polivalente da escola.

Jardim de Infância

Edifício do Plano Centenário, formado por duas construções, remodeladas, tendo sofrido obras de fundo e criação de espaços exteriores cobertos e ligados entre si. Este edifício mantém a traça original tendo sido valorizado com elementos arquitetónicos modernos, tornando-o mais aprazível e funcional. Uma das construções é composta por duas salas de atividades, uma sala e uma casa de banho de professores, uma casa de banho para alunos e um hall de entrada. O jardim-de-infância está equipado com aquecimento central.

As refeições são confecionadas no edifício do 1º ciclo e levadas para o refeitório do JI.

O espaço exterior está ajardinado, munido de um parque infantil inaugurado em novembro de 2016 e de uma horta pedagógica. Neste espaço existe ainda uma arrecadação e duas casas de banho.

Escola Básica 1º Ciclo

Edifício de arquitetura moderna, sem plano definido, foi inaugurado em Setembro de 1989, tendo iniciado a sua atividade letiva em Outubro desse mesmo ano.

Foi alvo de uma intervenção, que envolveu a execução de acesso coberto, pintura interior e exterior, substituição do piso de algumas salas, melhoria das condições da cantina, criação de uma sala polivalente no 1º andar, criação de sanitários para alunos com necessidades educativas especiais e uma área desportiva no exterior.

Em 2009 o espaço exterior também mereceu uma intervenção que consistiu na construção de um campo de jogos, na substituição do piso em terra por zonas cimentadas e zonas relvadas e na melhoria do acesso ao Jardim de Infância através de escadarias em betão.

No início deste ano letivo, no dia 26 de setembro, foi inaugurado o Parque Infantil, projeto vencedor do Orçamento Participativo Municipal que contribuiu para que a Escola fosse equipada com Baloiços, Campo de Basquetebol, Campo de futebol, pinturas de jogos no recreio, Palco no bosque e espaços ajardinados. Neste dia também foi inaugurada a “Sala +” projeto desenvolvido pela Associação de Pais e Corpo Docente. Todos estes espaços visam promover o desenvolvimento e explorar atividades para as crianças viverem em pleno a sua Infância, assim como colmatar necessidades para oferecer qualidade nos dias de chuva .

É um edifício moderno, arejado e com muita luz. É constituído por rés-do-chão e 1º andar, existindo quatro salas de aula em cada um dos pisos.
No rés-do-chão existe:

  • um espaçoso hall de entrada;
  • sanitários masculinos, femininos e para portadores de deficiência;
  • uma sala de professores com casa de banho;
  • um espaço amplo que é utilizado como refeitório;
  • uma cozinha e a despensa;
  • quatro salas, três utilizadas por turmas do ensino regular e uma SALA + que foi remodelada e apetrechada com materiais lúdicos e didáticos.
  • No 1º andar, existem 4 salas de aula: 2 utilizadas pelo ensino Regular e duas de aulas de Apoios (Educativo e Educação Especial) e Acompanhamento Psicopedagógico.
  • Existe um espaço polivalente, utilizado para a prática de atividades de Educação Físico-Motora e de Ping Pong.

A Biblioteca Escolar, equipada segundo as normas da Rede de Bibliotecas Escolares, na qual está integrada, ocupa um Espaço +. Nela decorrem as atividades programadas pelos docentes deste estabelecimento e pelos Coordenadores das Bibliotecas Escolares. No mesmo edifício existe um polivalente para a prática de Atividades de Expressão e Educação Físico-motora.

Com acesso pelo exterior, existem duas salas e sanitários para funcionamento do A.T.L. o qual está a cargo da Santa Casa da Misericórdia.