É uma escola que, do ponto de vista arquitetónico, se enquadra no clássico Plano Centenário. Foi restaurada obedecendo a um Projeto de Remodelação que a valorizou, tanto ao nível dos espaços como estético, aliando a traça antiga com a modernidade e a funcionalidade.
No edifício escolar funcionam 9 salas assim distribuídas: Jardim de Infância – 2 salas; 1 sala para a Componente de Apoio à Família; 1.º Ciclo – 4 salas; Biblioteca Escolar – 1 sala; Ginásio – 1 sala. Existe ainda, no primeiro piso, junto à sala da Biblioteca Escolar, uma pequena sala que funciona como sala dos professores e um espaço interior, com acesso à escadaria, aproveitado para um pequeno museu da Escola Tradicional.
A escola está equipada com uma cozinha e cantina. As casas-de-banho dos alunos são no espaço exterior, junto ao recreio, que circunda o edifício escolar. Dentro da escola há duas casas-de-banho, que estão destinadas aos professores e funcionários. Junto às salas do Jardim-de-infância existe uma casa-de-banho para usufruto deste.
O recreio é o espaço existente à volta do edifício escolar. A nível de material didático a escola encontra-se muito bem equipada.
A Biblioteca
A Biblioteca Escolar, inserida na rede de Bibliotecas Escolares, disponibiliza serviços de aprendizagem, livros, recursos informáticos e audiovisuais, que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. O seu horário está exposto na porta. A Biblioteca tem uma coordenadora que elabora um plano de atividades para que todos os alunos da escola tenham acesso a este espaço. Esse plano de atividades deve estar presente na Biblioteca.